Goticismo. Afinal o que é isso?
Muitas pessoas me vem perguntar o que é ser Gótica. Já que gosto muito desse estilo, e me considero tal.
Muitas dessas pessoas me viram e me falam "AAH você é seguidora do demo" "Tenho pena de você.." e etc etc etc. Mas essa cultura não é bem isso!
A subcultura Gótica(ou Dark) teve inicio no Reino Unido no início da década de 80.
Tal subcultura é um estilo de vida estando a ela associada a seu gosto musical(darkwave/gothic rock, death rock, trip hop, ebm, synthpop, indie, industrial, etc.), sua estética com maquiagens e penteados alternativos e uma certa bagagem filosófica e a seu gosto pelo lado sombrio das coisas. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro.
O gótico/darkwave é uma subcultura laica, ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à Wicca ou Satanismo, invariavelmente. Cada membro é livre para a escolha de crenças em QUALQUER TIPO DE DEUS, porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguir religião que implique no apego a qualquer tipo de dogmas, principalmente os religiosos, regras onde se propõe o que deve vestir, ler, crer ou fazer.
Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo.
Outra coisa, muita gente considera os Góticos EMOS por causa de sua temática de decadência, morte e angustia. Mas não é assim, o Goticismo tem raises fortes tanto no passado(renacentisma), quanto hoje, nas grandes metrópoles do Japão.