terça-feira, 28 de outubro de 2008

About Yaoi

Yaoi, o que é?

Resumidamente Yaoi é: "Mangás (e animês) concentrados em relacionamentos homossexuais entre rapazes", na qual está ganhando o mundo todo com suas histórias envolventes. Até no Brasil o Yaoi está sendo conhecido, como por exemplo o lançamento de Gravitation pela JBC.


Mas mesmo se expandido pelo mundo e ganhando a simpatia de homens. Ainda há muito preconceito sobre esse assunto. 

Os termo Yaoi não surgiu com as revistas, e sim no mundo alternativo das feiras de doujinshins. A mais importante dessas feiras começou em 1975 e chama-se COMICMARKET. Nesse momento os grupos de fanzineiros passaram a ter um evento grande para divulgar e vender seus trabalhos. Alguns até profissionais. Foi nesse meio que surgiu a sigla Yaoi que é YAma-nashi, Ochi-nashi, Imi-nashi, que quer dizer "sem clímax, sem objetivo, sem significado". No inicio, yaoi era somente diversão e até sinônimo de "baixa qualidade"; hoje, é um filão que move milhões de dolares em produtos.


História


As primeiras histórias "yaois" surgiram nos anos 80, e eram paródias divertidas feitas em cima de personagens famosos, como por exemplo: 

Cavaleiros do Zodiaco. Certas ações e pensamentos que muitos devem conhecer, deixaram os personagens propensos a estrelar os primeiros mangás yaois. Só que esse tipo de história, protagonizada por um casal de garotos que se amam, invadiu o mangá mainstream e hoje temos um número grande de evistas, tanto para adolescentes quanto para mulheres adultas, com histórias yaois. Mesmo revistas tradicionais, como Margaret, publicam de vez em quando mangás yaois, como foi o caso do pioneiro Zetsuai Bronze 1989.

O momento que revolucionou os shoujo mangás, foi nos anos 70, na qual surgiram as primeiras histórias com temática homossexual ou que insinuavam esse tipo de relação. Essas histórias eram originais e se passavam, como a maioria dos shoujos, fora do Japão muitas vezes em  colégios internos europeus so século XIX. Bem longe da realidade dos leitores. Bem desenhadas e escritas, tais histórias não eram centradas no sexo e sim no relacionamento entre as personagens, alcançando então grande popularidade, deixando grande impressão no público.

Os melhores exemplos dessa época são: November Gymnasium (1971), Tooma no Shinzou (O Coração de Thomas, 1972-73), Hagio Moto (1976), Kaze to Ki no Uta (A Canção do Vento e das Árvores, 1976), de Takemyia Keiko.

Esses mangás se centravam no amor entre garotos, e eram chamados de shounen-ai, literalmente rapazes+amor. Com histórias sensíveis e dramáticas, comoveram as leitoras e venceram preconceitos. Kaze, por exemplo, quase não foi publicado por que os editores o 
consideravam muito explicito, nada demais para os padrões de hoje, mas naquele tempo, dois rapazes dividindo a mesma cama não só para dormir parecia demais.

Em 1978 surgiu a revista bimestral June, especializada em mangás com histórias sérias e dramáticas, centradas na temática do amor homossexual. No entando, não se tornou um gueto para as histórias shounen-ai, ela passou apenas a ser vanguarda de um estilo que se fazia e se faz presente em várias publicações especializadas, ela firmou o estilo, e abriu caminho para outras revistas e produtos cada vez mais lucrativos.


Por que tanto sucesso?


Na minha opinião há alguns fatores que podem ajudar a entender o por que de tanto sucesso:

- A beleza andrógina, personagens que trazem em si características piscicológicas masculinas e femininas;

- A presença de dois tipos básicos de personagens, o uke e o seme(explicado mais a frente);

- Nenhum deles se garante sozinho, mas juntos podem nos dar indícios de como a coisa realmente acontece;

- Muitos yaois 18+, diferentes dos hentais, possuem uma história

- Em algumas histórias, o fato que ambos enfrentam desafios para com qual se gostam mesmo de um homem, ou o preconceito da sociedade.


Seme, Uke


Uke - Vem do verbo Ukeru, receber. O menor, mais delicado, submisso até, e profundamente apaixonado.

Seme - Vem do verbo Semeru, atacar. O mais alto, forte, determinado e que toma de assalto - muitas vezes usando violência


Qual o termo correto? 


Muitos fãs ocidentais defendem que o termo adequado a ser utilizado é BL pois shounen-ai não existe mais e yaoi se aplica a antigos fanzines.

Mas os termos conhecidos são:

Yaoi - Uma historia simples, mais centrada nos sentimenos e sem nenhum sexo;

Shounen-ai - O mesmo que yaoi;

Lemon - Uma história +18 ou seja, contem cenas de sexo, pode ser explícito ou não.

Recomendações:

Loveless-

Loveless é um dos animês do gênero BL (Boys Love) bem polêmico, por envolver levemente shota-con. Conta a história de Aoyagi Ritsuka, um garoto que é transferido de escola depois da perda do irmão. Este conhece Agatsuma Soubi, homem bem mais velho que diz que conhecia e era amigo de seu irmão para se aproximar do garoto. Com o tempo, Ritsuka descobre que, na verdade, Soubi era o "combatente" de seu irmão e, agora, era seu próprio combatente. Ao longo do animê se desenvolvem lutas, magia e também o amor entre Soubi e Ritsuka. Vale ressaltar que Loveless é um conteúdo adulto (por conter shota-con moderado), tem cenas implícitas de homossexualismo e uma tremenda carga emocional.

Gravitation -

Gravitation é quase que o "pai" do gênero BL/Yaoi. Seu sucesso foi tremendo, alcançando vendas absurdas no Japão, na Europa e nos EUA, fazendo assim surgir uma continuação (para o mangá). Ele conta a história de Shindou Shuichi, um adolescente quase (veja bem, quase) normal que tem o sonho de ser lider de uma banda Techo. Um dia, passeando de noite por um dos parques de Tokyo, ele se depara com um homem louro, o qual critica duramente um de seus trabalhos de compositor. Depois desse dia, Shuichi ficou com a idéia fixa de encontrar o homem novamente para tirar satisfações e, acaba percebendo que este interesse ia bem além do que ele imaginava. Este animê/mangá é quase necessário para entender a graça do yaoi. Ótima cómedia, lindas músicas e uma história cativante fazem de Gravitation um mangá para todos os gostos!


Junjou Romantica -

Junjou Romantica é um animê/mangá bem recente, sucesso no Japão. Pode até ser comparado a Gravitation, pois realmente é um animê que merece isso. Junjou Romantica conta a história não de um, mas sim de três casais que tem relações indiretas entre si. 
 O Casal principal (Romantica) é composto por Usami Akihiko, um escritor famoso de 28 anos e Takahashi Misaki, um universitário de 18 anos. Usami era amigo de infância de Takahiro - irmão mais velho de Misaki - e era apaixonado por este a dez anos, mas seu amor não era correspondido. Por ironia do destino, Misaki acaba por conhecer Usami (apelidado de Usagi) e este se torna seu professor particular; sentimentos começam a brotar em Misaki desde o momento em que ele entendeu os sentimentos de Usami e, quando seu irmão anuncia que irá se casar, surge a chance do garoto para ficar ao lado de Usami. A partir deste ponto se desenrola a história do complicado relacionamento entre os dois.

Junjou Egoist é o segundo casal, formado por Kamijou Hiroki e Kusama Nowaki. Hiroki era um amigo de infância de Usami e era apaixonado por este, mas seu amor não era correspondido, pois Usami gostava de Takahiro. Foi em uma onda de depressão que Hiroki conhece Nowaki, o qual se apaixona por ele perdidamente. Depois de evitar o garoto algumas vezes, Hiro-san (como é chamado) acaba por se entregar a este amor que o garoto tem a oferecer. Este casal é realmente cativante pela forma que o relacionamento de desenvolve. Ah, vale ressaltar que Junjou Egoist se passa em saltos no tempo e que Hiroki tem uma relação extremamente engraçada com seu chefe - Miyagi Yoh.

O último casal - Junjou Terrorist - é formado por Miyagi Yoh, um professor de literatura de 35 anos e Takatsuke Shinobu, um adolescente de 18. Miyagi era casado com Takatsuke Risako - irmã mais velha de Shinobu - e ficou com ela por 3 anos, depois separou-se, pois ainda amava outra pessoa... Uma pessoa que já havia partido. Nesse meio tempo aparece Shinobu e, sem se importar com a vida de Miyagi, se declara a este e exige que seja correspondido. A partir deste ponto Miyagi tem que equilibrar sua difícil relação com Shinobu (o qual ele denomina "Terrorista"). De todos os três casais, este é aquele que vai, provavelmente, despertar um interesse no telespectador.
Para concluir, digo que "Junjou Romantica" é o tipo de animê que te deixa extremamente carente, mas ao mesmo tempo te cativa e te faz criar um carinho por todos os três casais. Indispensável para os (as) fãs do gênero!"



Veja mais yaoi em:

www.yaoiextreme.pt.to/

www.yaoi.com.br

Referência:

Revista Neo Tokyo número 08

Crédito:

Shinobu - sinopse

2 comentários:

  1. Nossa...

    Sinceramente, eu não sou fã de yaoi, mas gostei muito da matéria. Ela exemplifica bem o gênero e suas variantes, além da citação de exemplos. O fator histórico também ficou ótimo.

    Gostei também da comparação entre Hentai e Yaoi. Por mais que eu não curta o gênero, admito que yaoi tem mais história (pelo que você explicou e pelo que vc e a Do-chan me falam tb). Não é aquele negócio direto e sim uma coisa que vai se desenvolvendo até chegar nos "vamo ver". Ma ainda sim, o gênero se destaca pelo clima e desenvolvimento da história.

    Parabéns Saky... ótimo trabalho!!!!
    Continue sempre assim... escrevendo textos maravilhosos e sendo a garota fantástica que sempre admirei^^

    Beijinhus =*

    ResponderExcluir
  2. Oi Sakury!
    Obrigada por comentar no blog! Seja muito bem vinda!
    Adorei seu blog! Tem muita coisa legal nele.

    Obrigada até :)

    ResponderExcluir