segunda-feira, 19 de maio de 2008

Bem e Mal

Há pessoas de todos os tipos, tamanhos e idades.

Muitas com boas intenções, outras com más intenções.

Isso eu irei abordar nesse post.

O bem e o mal, não seria meras interpretações de cada um?

Sim tem aquela de sistema penal, com as leis e etc e tal. Mas não é só o que uma ou um grupo de pessoas acha certo?

Se o Bem e o Mal fosse algo fixo, as leis de cada país, ano, cidade, época não seria iguais?

Como por exemplo: Antigamente, se o lençol da cama onde os recém-casados passaram a noite, não estivesse com uma mancha de sangue, demonstrando que a noiva era virgem, ela podia ser morta aos olhos de todos.

Antigamente, acreditavam que isso era o certo.

Mas hoje, não.

A interpretação do que é bom e mal não mudo daquela época até agora?

Será que o bandindo ao fazer sua bandidagem não acredite que o que está fazendo é certo? Mas também tem a possibilidade do que ele estiver fazendo seja mesmo para prejudicar a pessoa, ai sim, ele estaria com a idéia para ELE que o que está fazendo é errado.

Vejamos a história de Robin Hood da disney(não conheço a historia original), ele não rouba dos ricos para dar aos pobres, mesmo o ato de roubar ser errado?

Robin Hood acreditava que o que ele estava fazendo era o certo.

Ou então

Death Note, aborda esse assunto. Raito Yagami acha que matando os criminosos ele conseguirá livrar o mundo do mal. Já L acha que mesmo matando os criminosos, o ato de matar, já é errado.

Vemos uma contradição Matar aqueles que nos fazem o mal x O ato de matar ser errado.

Qual será o lado que vocês ficariam? Perguntei para muita gente, elas ficariam do lado do L, por que? Por que matar é errado.

Já eu, ficaria do lado do Raito, matar é errado, mas o que o criminosos fizeram também é.

Agora eu entro em uma contradição mental?

Os criminosos são criminosos por que fizeram algo que a sociedade condena.

Minha resposta:

Mataria somente aqueles que para mim fizeram algo que não merece perdão ao meu ponto de vista.

Afinal.. para mim o conceito de Certo e Errado, não deveria ser por leis escritas. Mas se não for assim, do jeito que a sociedade(acho que não acaba por ser a sociedade, e sim um pequeno grupo de pessoas)quer, como seria?

2 comentários:

  1. Eu acho q taria do lado do Raito...apesar de que a morte dos malditos q foram julgados nao traria akeles q ele matou de volta a vida...mas seria algo como um tratamento de morte. Vc forca as pessoas a ter medo de comter o mal e com isso faz a sociedade um lugar melhor ^^

    Eu sei q esse eh o metodo Bush de pensar...e eu odeio o cara...maaaaas...eh algo q surte efeito...afinal...USA nao eh a primeira potencia mundial por bosta neh? ^^

    ResponderExcluir
  2. Bom, vamos partir do principio da sociedade em si... Nós, atualmente, estabelecemos um padrão de 'certo e errado' que muda conforme o tempo. É só um padrão, uma base, para termos uma idéia do que pode ou não pode ser feito dentro de determinada sociedade para assim matermos a ordem, por isso o 'bem' e o 'mal' estão relativos dentro da nossa visão atual.

    Como você mesma disse, não existe um 'bem' ou um 'mal', um 'certo' ou um 'errado'. Existe um padrão que é seguido pela sociedade, isso sim. Belo post, faz as pessoas refletirem um pouco isso...

    Indo ao ponto de DN... Eu ficaria do lado do L, pois, como disse nosso amigo ali em cima, a morte não irá trazer as pessoas que se foram de volta. O certo seria fazê-los pagar em vida, pois, como mostrarei agora um ponto de vista muito egoísta e sádico, quando uma pessoa mata outra, a morte é a forma menos dolorosa de ela pagar o pecado que cometeu.

    Bem, como sempre, tu minha amiga Sa, me faz pensar muito sobre vários assuntos. Devo agradecer-te do fundo do coração, pois por conta disso, me torno cada dia uma pessoa melhor e com mais cabeça.

    Mil beijos da tua amiga teimosa pra caramba, que te pede favor a todo minuto descaradamente, que quer sempre te ajudar, mas no fim atrapalha, mas que te ama mais que tudo :*

    ResponderExcluir