sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Goticismo

' Dicas Blogs

Goticismo. Afinal o que é isso?

Muitas pessoas me vem perguntar o que é ser Gótica. Já que gosto muito desse estilo, e me considero tal.

Muitas dessas pessoas me viram e me falam "AAH você é seguidora do demo" "Tenho pena de você.." e etc etc etc. Mas essa cultura não é bem isso!

A subcultura Gótica(ou Dark) teve inicio no Reino Unido no início da década de 80.

Tal subcultura é um estilo de vida estando a ela associada a seu gosto musical(darkwave/gothic rock, death rock, trip hop, ebm, synthpop, indie, industrial, etc.), sua estética com maquiagens e penteados alternativos e uma certa bagagem filosófica e a seu gosto pelo lado sombrio das coisas. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro. 

O gótico/darkwave é uma subcultura laica, ou seja, não é integrada à qualquer religião. Alguns pensam que os góticos estão diretamente ligados à Wicca ou Satanismo, invariavelmente. Cada membro é livre para a escolha de crenças em QUALQUER TIPO DE DEUS, porém, no gótico não se encontram pessoas dispostas a seguir religião que implique no apego a qualquer tipo de dogmas, principalmente os religiosos, regras onde se propõe o que deve vestir, ler, crer ou fazer.

Algum recurso de preâmbulo religioso é utilizado como temática, para músicas ou estética. Um crucifixo, por exemplo, pode, teatralmente, simbolizar a tortura (Crucio = tortura), pois a cruz foi cunhada em Roma, como instrumento para tal, antes mesmo do nascimento de Cristo.

Outra coisa, muita gente considera os Góticos EMOS por causa de sua temática de decadência, morte e angustia. Mas não é assim, o Goticismo tem raises fortes tanto no passado(renacentisma), quanto hoje, nas grandes metrópoles do Japão. 

2 comentários:

  1. Nossa! Até eu não sabia disso o-o" Belo texto...

    O que dizer? D: Hoje em dia, você estar triste é ser emo... Fazer o que, né? -.- Se eu falasse aqui certamente seria censurada, então deixa quieto...

    Me perguntaram, hoje mesmo, se eu era sadomasoquista. O_o Eu realmente coloco muitas situações de dor em alguns comentários (brincadeiras) e principalmente nas minhas histórias, porque eu tenho uma pressão muito forte pscicologicamente, mas nem por isso eu sou sadomasoquista, né?

    Não tenho nada contra ninguém, adoro as diferenças, porque com elas nós aprendemos mais (apesar de às vezes eu ignorar isso x_x"), mas tá ai! Belo texto, até eu fiquei sabendo o_o

    Também acho um absurdo quando pessoas falam que "quem é crucificado é comparado a Jesus", nada a ver! A crucificação era um ato de tortura e morte muito usado antes de Jesus nascer e eu acho um completo absurdo essa teoria u.u" Fico até meio irritada, sabe?

    Religião é bom, faz bem, mas ser bitolado nela faz um mal lascado, não só a você como as pessoas ao seu redor ¬¬ Levar as coisas ao extremo é um absurdo para qualquer coisa! u.u

    Não liga para o que os outros falam, viu? Você é maravilhosa do jeito que é (só de TPM que não :x *apanha*) e ninguém tem nada haver com o seu estilo! Você é quem é e seus reais amigos te aceitam assim!

    Acho que falei tudo... Se ficou algo deixa pro próximo tema 8D

    Beijocas da Shin :*

    ResponderExcluir
  2. Nossa...

    Sinceramente, eu não sou fã de yaoi, mas gostei muito da matéria. Ela exemplifica bem o gênero e suas variantes, além da citação de exemplos. O fator histórico também ficou ótimo.

    Gostei também da comparação entre Hentai e Yaoi. Por mais que eu não curta o gênero, admito que yaoi tem mais história (pelo que você explicou e pelo que vc e a Do-chan me falam tb). Não é aquele negócio direto e sim uma coisa que vai se desenvolvendo até chegar nos "vamo ver". Ma ainda sim, o gênero se destaca pelo clima e desenvolvimento da história.

    Parabéns Saky... ótimo trabalho!!!!
    Continue sempre assim... escrevendo textos maravilhosos e sendo a garota fantástica que sempre admirei^^

    Beijinhus =*

    ResponderExcluir